Minas de Queiriga - encerradas


Da intervenção humana e exploração de minerais ficou o local, abandonado mas preenchido pelas águas azuladas e que atraem curiosos até Vila Nova de Paiva.

As minas de Queiriga encontram-se vedadas desde fins de outubro (2019) quando voltei a passar por lá. O corte ao acesso de pessoas ao interior da gruta era recente. Os jovens que se encontravam no local, pouco colaborantes, lá revelaram que para além de ser propriedade privada as minas estavam em perigo de derrocada tendo sido encerradas para obras (?).

Até esta data não sei há quanto tempo se encontava assim disponível 365 sem restrições, sem vigilância privada. Se por um lado não há nada melhor que explorar sem pagar bilhete, sem imposição de horários, por outro devo dizer que me assustou estar assim livre. Com todas as possibilidades de perigo no seu interior agravadas na extremidade final da gruta onde se consegue chegar perto da água por inexistência de gradeamento.

Parece já ter havido tentativa para dinamizar o local, ou o tornar visitável de outra forma mas o vandalismo tratou do assunto num local que estando isolado de tudo se torna alvo de tais actos.

A visualização da tonalidade azul nas águas torna-se favorecida pela luz que penetra pelas aberturas laterias na rocha dependendo da altura do dia e do sol. Há muitas fotos no google deste sítio, com efeitos ou sem efeitos e mais panorâmicas que retratam melhor a "lagoa". Confesso que vi algumas em que o ponto de vista foi tão bem conseguido que pode ser uma deceção uma vez no local.

Agora resta aguardar para ver se as minas de Queiriga vão ficar ao abandono de vez ou se as pessoas poderão voltar a ver o seu azul.